Formas de frequência e de sociabilidade nos espaços públicos do Rio de Janeiro: Uma proposta de tipologia espacial dos graus de publicidade e de democratização da vida urbana cotidiana
Início: 2015
Final: 2018
Agência financiadora: FAPERJ
Nosso objetivo geral é compreender como e porque certos espaços públicos funcionam como polarizadores centrais na vivência da sociabilidade pública. Esses espaços centrais de sociabilidade são veiculadores de valores e simbolismos construídos a partir de certos comportamentos e padrões de interação do público envolvido nessa dinâmica. Nossa meta é investigar o processo por meio do qual associações são feitas entre determinados espaços públicos e certas significações e como esses espaços e suas dinâmicas passam a “representar” conteúdos concebidos como próprios à cidade. Queremos observar e comparar como essa dinâmica se desenvolve e se transforma em diferentes momentos e contextos urbanos e segundo diferentes estratégias: patrimonialização, intervenções urbanísticas, recriação das narrativas urbanas etc.
Palavras-chave: Espaços públicos; sociabilidade pública; democracia; cenários urbanos; Rio de Janeiro
A sociabilidade nos espaços públicos e a criação de cenários urbanos
Início: 2014
Final: 2017
Agência financiadora: CNPq
Há mais de uma década temos acumulado observações e análises detalhadas sobre as dinâmicas que animam os espaços públicos no Estado do Rio de Janeiro, particularmente na metrópole carioca. Dessa
experiência surgiu a constatação de que esses espaços são lidos sob diferentes significações sociais que são o produto da associação entre comportamentos e morfologias espaciais nesses logradouros. Espaços públicos são reconhecidamente o lócus pelo qual as sociedades democráticas ajustam os termos da convivência entre os diferentes. Eles são também são uma das principais formas pelas quais uma sociedade se apresenta a ela mesma. Por isso, a sociabilidade pública presente nesses espaços, segundo um ponto de vista geográfico, pode ser vista como um excelente e inovador indicador da vida social democrática a partir das interações, dos conflitos e dos debates que aí ocorrem. Quem os frequenta? De onde vem? Como se apresentam? Como se comportam, que lugares ocupam e como se apropriam dos espaços? Como interagem, que imagens espaciais produzem?
Amparados nessas observações, sustentaremos como hipótese central desse projeto que o grau de publicidade de um lugar é diretamente proporcional à sua centralidade e à magnitude da heterogeneidade de interesses que ele é capaz de abrigar.
O objetivo geral do projeto é, pois, aplicar essa matriz do grau de publicidade a diferentes logradouros públicos. Isso significa que, dentro de uma mesma localidade, obteremos como resultado da observação dessas variáveis o desenho de um sistema de lugares, hierarquizados segundo esses graus de publicidade. Já em diferentes localidades a observação e comparação das formas espaciais da publicidade resultará em uma tipologia onde os diferentes elementos intervenientes nessas dinâmicas poderão ser identificados e analisados. No conjunto, o projeto pretende prover um quadro sináptico e esquemático de alguns padrões de frequência e sociabilidade em espaços públicos.
Palavras-chave: Espaços públicos; democracia; sociabilidade pública; cenários urbanos; Rio de Janeiro
A sociabilidade nos espaços públicos e a criação de cenários urbanos: Morfologia, comportamentos e significações dos espaços públicos
Início: 2013
Final: 2017
Agência financiadora: CNPq
Nosso objetivo geral é compreender como e porque certos espaços públicos funcionam como elementos centrais na criação de identidades urbanas. Em outros termos, nossa meta é investigar o processo através do qual associações são feitas entre determinados espaços públicos e certas significações e como esses espaços e suas dinâmicas passam a representar conteúdos da própria cidade.
Palavras-chave: Espaços públicos; democracia; identidades urbanas, cenários urbanos, Rio de Janeiro.
Transformação dos Espaços Públicos e Construção da Democracia nas Cidades Sul-americanas
Início: 2011
Final: 2014
Agência financiadora: CNPq (Prosul)
O projeto inclui atividades de pesquisa, intercâmbio pedagógico e divulgação de experiências com pesquisadores de universidades e organizações locais, visando à formação de uma rede aberta, dinâmica e fluida para a comunicação, troca, aprendizagem e deliberação pública sobre os temas da política urbana nas cidades de Quito, Bogotá e Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Espaços públicos; democracia; política; América do Sul.
Cenários Urbanos, Imagens em Composição: Morfologia, Comportamentos e Significação dos Espaços Públicos
Início: 2010
Final: 2013
Agência financiadora: CNPq
Por meio desse projeto desenvolveremos um instrumental de análise capaz de interpretar alguns elementos centrais das atuais dinâmicas urbanas, tais como: produção e uso das imagens; identidades e territórios urbanos; papel e importância do patrimônio cultural na construção de identidades etc. Esse instrumental, além de avançar na reflexão sobre a relação entre imagem e espacialidade, pretende também facilitar a intervenção e as ações associadas ao planejamento urbano.
Palavras-chave: imagens, espaços públicos, cidadania, urbano, identidade espacial.
Cenas da Vida Urbana – Espaços Públicos e Cidadania
Início: 2010
Final: 2012
Agência financiadora: FAPERJ
O projeto consiste na elaboração de uma série de planos-sequências fílmicos, editados seguindo três principais temas e debates sobre os espaços públicos urbanos. A apresentação desse material a diferentes plateias e sua discussão tem o intuito de atrair a atenção sobre a importância desses espaços na vida social urbana.
Palavras-chave: planos-sequências; filme; espaços públicos.
A Cidade em Imagens: Imagens Espaços e Identidades
Início: 2008
Final: 2010
Agência financiadora: FAPERJ
O projeto consiste no desenvolvimento de um instrumental metodológico que exprima o valor analítico do estudo das imagens nas dinâmicas do espaço público. Por meio do desenvolvimento e uso desse instrumental será demonstrada a relevância de uma análise geográfica, ou seja, do grande interesse que tem a trama locacional na análise desse tipo de fenômeno. Em resumo, a questão metodológica central desse projeto é quase, ela mesma, um programa de pesquisa – como trabalhar com imagens do espaço público de forma a valorizar nessa análise os aspectos geográficos?
Palavras-chave: imagens, espaços públicos, cidadania, urbano, identidade espacial.
Os cenários da cidade
Início: 2008
Final: 2010
Agência financiadora: CNPq
Por meio desse projeto pretendemos desenvolver um instrumental de análise capaz de interpretar alguns elementos centrais das atuais dinâmicas urbanas, tais como: produção e uso das imagens; identidades e territórios urbanos; papel e importância do patrimônio cultural na construção de identidades etc. Esse instrumental, além de avançar na reflexão sobre a relação entre imagem e espacialidade, pretende também facilitar a intervenção e as ações associadas ao planejamento urbano.
Palavras-chave: imagens, espaços públicos, cidadania, urbano, identidade espacial.
Cenários da Urbanidade: Imagens, Espaços e Identidades
Início: 2006
Final: 2008
Agência financiadora: CAPES/COFECUB
O projeto procura compreender como e porque certos espaços públicos funcionam como elementos centrais na criação de identidades urbanas. A meta é investigar o processo pelo qual associações são feitas entre espaços públicos e certas significações e como esses espaços e suas dinâmicas passam a representar a cidade. Queremos observar e comparar como essa dinâmica identitária se desenvolve e se transforma em diferentes contextos (cidades de diferentes tamanhos em diferentes países), suas variadas estratégias: patrimonialização, intervenções urbanísticas, recriação das narrativas urbanas etc. Em síntese, trata-se do estudo do papel das imagens, suas relações com a materialidade física do espaço e suas implicações na vida política na atualidade.
Palavras-chave: imagens; patrimônio; identidade urbana.
Os Lugares da Política: Espaços Públicos e Espaços de Gestão
Início: 2000
Final: 2004
Agência financiadora: CAPES/COFECUB
Esse projeto se dirige a dois campos complementares: o espaço público, sua dinâmica e seu planejamento físico e organizacional; as políticas públicas de intervenção sobre os espaços públicos e as configurações locais da vida política. As equipes brasileira e francesa farão estudos comparativos e reflexões teóricas sobre o uso sustentável desses espaços e suas consequências nas políticas locais.
Palavras-chave: espaços públicos; desenvolvimento sustentável; planejamento urbano.